domingo, novembro 30, 2008

Árvore de Natal

Primeiro fim de semana de Dezembro, a tradição de enfeitar a árvore de Natal.
É um ritual que leva tempo e feito com muita alegria.




Foi oficialmente inaugurada, é artificial e já tem 10 anos.
Agora só faltam os presentes.

A chama imensa: A condição humana e o Benfica.

Por Ricardo Araújo Pereira (in ABola para assinantes)

QUAL é a diferença entre um benfiquista que acaba de sofrer cinco golos e um sportinguista que acaba de sofrer cinco golos? É que o benfiquista não está orgulhoso nem contente. Escuso de dizer que o facto de não termos orgulho nas goleadas que sofremos é, para mim, motivo de orgulho. Gritar «olé!» para celebrar dois passes seguidos de uma equipa que está a levar cinco é não ter noção do ridículo.

Nada disto é novo, evidentemente. Para perceber que os sportinguistas não têm noção do ridículo basta lembrar que se trata de gente que opta por entrar em competições com uma espécie de pijama às riscas. Mas, ainda assim, a atitude do público do Sporting-Barcelona parece ter constituído um novo mínimo.

Quando, por exemplo, os sportinguistas começaram a gritar «Figo! Figo!», quem esperavam estar a ofender? Há um primeiro ponto interessante: que terão pensado os jogadores do Barcelona? «Que aborrecido, pá. É verdade que estamos a dar cinco aos tipos do pijama, mas agora os adeptos começaram a gritar o nome de um jogador com quem nenhum de nós se lembra bem de ter jogado. Bandidos. Sabem mesmo como magoar um grupo de onze milionários que os está a esmagar.»

Mas, se o nome de Figo aborrece alguém, quem é? A equipa que recebeu por ele 60 milhões de euros depois de o ter comprado ao Sporting por um milhão e meio? Quem fica mais melindrado com a homenagem espontânea a Luís Figo? Será boa altura para recordar que se trata do mesmo jogador que, depois de ter abandonado o Barcelona, festejou com particular alegria os golos do Inter contra o clube que o formou? Posso ter esperança de que, numa futura e bastante provável goleada do Benfica ao Sporting, os adeptos leoninos comecem a chamar o nome de Simão Sabrosa para nos maçarem com o facto de ele se ter transferido para o Atlético de Madrid? Queira Deus que sim.

Quanto ao Benfica, vive uma altura de profunda humanidade. Depois da derrota humilhante na Europa, pode alcançar o primeiro lugar do campeonato já amanhã. Tem os pés na lama e, ainda assim, pode conseguir chegar às estrelas. Tudo isto é metafórico, claro. Foleiramente metafórico, mas metafórico. A lama significa a vergonha e a angústia do resultado de Atenas. As estrelas representam o topo da tabela classificativa. Na realidade, tocar numa estrela deve ser ainda mais desagradável do que ter os pés na lama. Mas, no mundo das metáforas, parece que é bom. Amanhã, espero estar a tocar nas estrelas metaforicamente. Vai ser bom, para variar: depois do resultado de Atenas parecia mesmo que tinha engolido uma estrela a sério. Já passaram alguns dias e ainda não me saiu o ardor do estômago.

sábado, novembro 29, 2008

Não te rias ... se fores capaz...

Imagina a cena...
Um miudo estava a brincar no apartamento com um balão de festa de anos.
Chutava para cá, chutava para lá, até que o balão acabou entrando na casa de banho e foi cair justamente dentro da retrete.

Ele chegou, espreitou lá para dentro, viu o balão molhado, ficou com nojo e deixou-o ali mesmo.
Pouco tempo depois o seu pai entrou apressado para se 'desocupar' e sentou-se sem notar o balão. O almoço tinha sido muito pesado, e após ficar bem aliviado, olhou como era hábito, para dentro da retrete e ficou horrorizado com o espectáculo.

As suas fezes, muito moles, tinham coberto o balão e a impressão que se tinha era de um imenso, um absurdo, um gigantesco bolo fecal! Sem acreditar naquilo, começou a ficar muito branco, e dali mesmo ligou pelo telemóvel, para um seu amigo que era médico:

- Cardoso, acho que devo estar com algum problema sério! Enchi a retrete de trampa. Nunca vi tanta assim na minha vida!... Está á quase a extravazar!
- Oh Anselmo, com certeza que estás a exagerar!
- Qual exagero, qual quê!!! Estou na casa de banho a olhar para este 'merdel' todo, agora! Isto é um absurdo! Estou muito doente!!!
- Bom, eu já estava de saída do consultório. Aproveito e passo aí que é a caminho de minha casa!
O médico chega e vai directo ao amigo, que estava à espera à porta da casa de banho.
- Olá, Anselmo, ora vamos lá ver isso que vo............ CÉUS!!! O que é isto??? Que é que tu comeste, criatura???
- Eu não disse?! Agora acreditas?!
- Isto é incrível!
- Então, será que tenho algum problema sério?!
- Olha, o melhor é levar uma amostra disto e mandar para análise!
O médico saca de uma pequena espátula e um frasco esterilizado da sua maleta e quando espeta o 'bolo' para retirar uma amostra do material...........

BUMMM!!!!!!!!!!! O balão estoura e voa merda para todo o lado!

Seguem-se instantes de absoluto silêncio.

Os dois amigos, completamente cagados, olham-se.

Estupefacto, o médico berra:
- P&%$a que pariu isto !!!! Achava eu, em 30 anos de medicina que já tinha visto de tudo, mas um peido com casca, NUNCA!!!

Ballon d'Or France Football 2008 é de Cristiano Ronaldo.

Só falta mesmo o anúncio oficial mas o zedaldeia garante a pés juntos que o prémio vai ser mesmo do Cristiano Ronaldo. Parabéns Cristiano pelo "Ballon d'Or"!

quinta-feira, novembro 27, 2008

Tragédia grega.

Depois de um banho turco, hoje assistimos a uma autentica tragédia grega...
Quanto à equipa do Benfica, hoje ficaram-me com uma dívida do tamanho do mundo.
Conquistem-me de novo se quiserem pois perdi um pouco do meu entusiasmo.

terça-feira, novembro 25, 2008

Este árbitro é do F.C. Porto?

Caiu na minha humilde mail-box esta pérola.

A prova que faltava.

domingo, novembro 23, 2008

Académica vs Benfica

Apetece-me dizer ao treinador da Académica o seguinte: Ó Domingos ... paciência.

Barbas de milho.

Já alguma vez deste umas cachimbadas com barbas de milho?

A chama imensa: Quem já tem saudades de Scolari ponha o dedo no ar

Por Ricardo Araújo Pereira (in Abola para assinantes)

QUANDO o seleccionador que obteve os melhores resultados de sempre na história do futebol português foi para o Chelsea, meia dúzia de comentadores manifestaram alegria. Estamos a falar de gente cuja profissão é analisar os jogos, pensar sobre eles, e falar das jogadas de modo a que ninguém entenda. Gente entendida em futebol. Mesmo assim, festejaram a saída do seleccionador que apurou Portugal para todas as competições que disputou, foi vice-campeão da Europa e quarto classificado no Mundial. Neste momento, duvido que não tenham já uma pontinha de saudade de Scolari. Eu, com os resultados que a Selecção tem feito, até dou por mim a ter saudades de António Oliveira. Sem ofensa para Queirós.

Ao contrário do que se tem dito, porém, Portugal obteve no Brasil um bom resultado. Sempre ouvi dizer que à meia dúzia é mais barato. Nos tempos de crise em que vivemos, parece-me muito sensato optar pelo que fica mais em conta. Por outro lado, foi um jogo que serviu para estreitar as relações entre os dois países. Futebolisticamente, há uma cooperação luso-brasileira que é tão eficaz como enternecedora. Reparem: há tempos o nosso seleccionador era um brasileiro que levou Portugal aos melhores resultados de sempre; agora temos um português que faz o Brasil jogar muito bem. Estamos perante um intercâmbio que é vantajoso para ambas as partes.

É possível que, para os defensores de Queirós, o seleccionador ainda não mereça uma avaliação negativa. Para quem não achou grave a derrota com a Dinamarca e o empate com a Albânia, levar a maior goleada dos últimos 50 anos são amendoins. Até porque há sempre as forças obscuras da Federação, que não deixam o professor trabalhar. São forças que conspiram selectivamente: ajudaram Scolari a ter êxito, ou pelo menos não o prejudicaram, mas agora trabalham na sombra para minar o caminho de Carlos Queirós. Foram essas forças que, provavelmente, convenceram o professor a ir jogar ao Brasil sem trinco nem ponta-de-lança. O grande dilema, para o espectador que não conhece os meandros escuros da Federação, nem sabe quem são as pessoas que lá trabalham a favor de Scolari e contra Queirós, é o de saber se será mais vantajoso deixar o professor Queirós varrer a porcaria da Federação ou incentivar a Federação a varrer a porcaria do professor Queirós. A única convicção que é possível ter é a de que há ali porcaria de certeza absoluta.

Em todo o caso, passado este tempo sobre a partida do ex-seleccionador, creio que já não faz sentido falar do fantasma de Scolari. Aliás, se viu o jogo, Scolari terá dito, provavelmente: «O Robinho passa pelo Pepe como se ele não existisse, e o fantasma sou eu?»


sexta-feira, novembro 21, 2008

O que seria dos benfiquistas se o sporting morresse??

Dias da Cunha não tem dúvidas de que, “se os associados não reagirem, dentro de pouco tempo o Sporting morre”. A convicção do ex-presidente do emblema de Alvalade foi ontem reforçada pelo próprio, no programa “Lugar Cativo” do Rádio Clube Português, onde teve oportunidade de explicar este seu ponto de vista.

“A Academia é hoje a jóia da coroa do Sporting. Com o que está para acontecer, a passagem da Academia para a SAD e, em simultâneo, a realização de um empréstimo obrigacionista, que será, posteriormente, transformado em capital, existe a possibilidade real de tirarem ao Sporting a maioria da SAD. Ou seja, o Sporting está a meter o seu bem mais valioso na SAD e, na altura do vencimento do empréstimo, perde o seu controlo”, pormenoriza Dias da Cunha, garantindo existirem “outros interesses que não são os interesses do Sporting”.

Por isso, o antigo líder dos leões mostra-se arrependido de ter abandonado o lugar da forma como o fez. “Sabendo o que sei hoje, não teria deixado o cargo, teria ido até ao fim do mandato e, sobretudo, não o teria deixado nas mãos de Filipe Soares Franco”, reconhece Dias da Cunha, repisando a ideia de que era Ernesto Ferreira da Silva quem deveria sentar-se na cadeira presidencial.

“Fui tremendamente enganado”, assume o empresário do ramo automóvel, recusando um eventual regresso à presidência do clube: “Gosto muito do Sporting, mas eu já sou um senhor de idade. É preciso ser-se mais novo”.

...

Que Deus lhe dê razão

Arraiolos




Arraiolos, 15 Novembro 2008.

Évora, património mundial






Alqueva, o "mar alentejano"


Um mar no Alentejo interior!




Açude de Aldeia Velha.


“O Grande Lago” de Aldeia Velha.

Frase de fim de Novembro

Ao chegar o fim do ano, saudemos aquele que veio ao mundo só para nos salvar: o Subsídio de Natal...

domingo, novembro 16, 2008

Festa da vinha do vinho em Borba.

Uma festa bastante conceituada, onde há bom vinho e a boa gastronomia.










Borba, 15 de Novembro 2008.

terça-feira, novembro 11, 2008

São Martinho.


Vou acender a fogueira
Para as castanhas assar
É de dia de São Martinho
Elas não podem faltar.

Vou assar muitas castanhas
É dia de S. Martinho
Para a festa começar
Vou à adega buscar vinho.

Castanhas quentinhas
No lume a estalar
P’lo São Martinho
Vou comer até me fartar.

quarta-feira, novembro 05, 2008

segunda-feira, novembro 03, 2008

A chama imensa: Um ombro amigo para Cristian Rodriguez

Por Ricardo Araújo Pereira (in ABola de 02.11.2008)

A crise do Porto é de tal forma profunda que sinto a obrigação de, por simples caridade cristã, disponibilizar um ombro amigo a Cristian Rodriguez. Logo eu, que ando há meses mais inclinado para lhe disponibilizar um cotovelo amigo. Por aqui se percebe quão grave é a situação do Porto e de Cristian Rodriguez. Um jogador que, há seis meses, era um dos melhores do futebol português, neste momento não consegue jogar os 90 minutos naquele que é, à hora a que escrevo, o sexto classificado do campeonato. No final desta jornada, o Porto pode descer mais alguns lugares na tabela. A esta luz percebem-se melhor as notícias desta semana, segundo as quais Pinto da Costa ganha 300 mil euros caso o Porto consiga terminar o campeonato em terceiro lugar. Para um clube que está a lutar pela Europa, o terceiro lugar seria de facto motivo de prémio chorudo e festa rija.

No entanto, nem tudo vai mal no Porto. Ontem percebeu-se que Benitez também não é o lateral esquerdo ideal, o que contribui para reduzir a incerteza. Pelas minhas contas, já só falta experimentar 14 jogadores do plantel naquela posição para se concluir qual será o que desempenha melhor o lugar. Quanto ao guarda-redes, Nuno Espírito Santo é um verdadeiro jogador de equipa, daqueles junto dos quais os colegas rendem mais. Comparado com Nuno, Helton começa a parecer bom guarda-redes.

O Diabo de Gaia, o simpático adepto do Benfica que apertou o cachaço a um árbitro auxiliar do Benfica-Porto (um correctivo sem o qual o mesmo árbitro, provavelmente, não teria visto que a bola cabeceada por Cardozo tinha ultrapassado o risco), foi castigado pelo tribunal. Durante um ano não poderá entrar em recintos desportivos. No entanto, o tribunal não esclareceu se se trata de um castigo a sério ou se é como a suspensão de Pinto da Costa. Em princípio, o adepto do Benfica cumprirá mesmo a sua pena, na medida em que, como já disse, contribuiu objectivamente para a verdade desportiva. Já Pinto da Costa, que cumpre pena por ter sido dado como provado que tentou alterar a verdade desportiva, tem um castigo mais leve, como é evidente. É pena. Gostaria que, por uma vez, houvesse equidade e as penas fossem iguais. Seria bonito ver o Diabo de Gaia a assistir a jogos na tribuna de honra junto ao seleccionador nacional e todas as outras coisas que as pessoas que são condenadas por ilícitos graves costumam fazer

domingo, novembro 02, 2008

Vitória contra o xistrema.

Grande vitoria! Grande atitude dos jogadores. Hoje foi um Benfica à Benfica.
Mas que grande roubalheira! 10 contra 14 e ganhamos, assim até a vitoria tem mais gosto.
Penalty nao assinalado, fora de jogo mal assinalado, agressão a Aimar perdoada, cartão vermelho forçado a Reyes são aqueles lances mais escandalosos.

sábado, novembro 01, 2008

Para quem não sabe hoje faço anos.

Eu sou da década de 70, uma das melhores colheitas de sempre!
Hoje é o meu aniversário e por isso tenho direito a bolo.
Então, parabéns para mim.... venham la essas prendas.