domingo, abril 13, 2008

Manter viva a chama imensa

Por Ricardo Araújo Pereira

Avantagem de sermos seis milhões é que há sempre um que tem uma palavra tranquilizadora para apoiar os outros 5.999.999 nos momentos difíceis. No final do jogo contra a Académica, o meu amigo Carlos telefonou para me acalmar: «Conseguimos acabar com o maldito ciclo de empates na Luz, pá.» Bem visto. Onde uns veriam uma derrota humilhante, nós vemos o fim de um enguiço. Viva o Benfica!

A seguir ligou o meu amigo Ricardo. Altruísta a ponto de não permitir que o mau momento do Benfica o distraia dos problemas graves que afectam o país: «Viste isto? Novamente um grupo de estudantes a causar distúrbios. Desta vez eram onze e fartaram-se de fazer maldades. E a televisão voltou a mostrar as imagens chocantes na íntegra. Nem taparam a cara deles nem nada.» Não há maior prova de dignidade do que ser capaz de rir no meio da catástrofe. Viva o Benfica!

Depois ligou a minha amiga Marlene. Queria saber se eu podia passar por casa dela, porque sabe fazer duas ou três habilidades capazes de fazer com que eu esqueça derrotas pesadas (e sabe mesmo). Como é evidente, eu não estava com disposição para o que ela propunha, mas valeu a intenção. Viva o Benfica!

Durante as três horas seguintes, ligaram o Alfredo, o Miguel, o Mário, o Vítor, o Tomás, o Gonçalo e o Zé Luís. Não atendi porque estava em casa da Marlene e ela não deixou. Viva o Benfica! (E, já agora, viva também a Marlene!)

Mais tarde, ligou um jornalista. Certa vez, eu terei dito à comunicação social que, quando o Benfica não ganha, durmo com a camisola do Glorioso vestida. É verdade. O jornalista queria saber como é que eu me sinto por não vestir o pijama há um ano e meio. Fiz duas ou três considerações relativas à actividade profissional isenta de impostos que a mãe desse jornalista exerceria e desliguei. Viva o Benfica!

Finalmente, ontem ligou o meu amigo João. «Foi mesmo como o Chalana queria. Ele pediu um jogo limpo e, realmente, foi limpinho. Levámos três sem espinhas. Acho que o Chalana tem de começar a pedir jogos limpos é para o Guimarães. Voltaram a ganhar com um golo irregular, viste? O Alan estava fora-de-jogo. É certo que se trata de um jogador que tem contrato com o Porto, mas não sabia que eles tinham direito a ser beneficiados até quando vestem outra camisola. Achas que, se o Porto nos emprestasse dois ou três jogadores, nos marcavam aquele penalty no Bessa?» Mesmo no meio da adversidade, o benfiquista encontra tempo e coragem para a reflexão, e interroga-se, como um filósofo. Viva o Benfica!

«Viste isto? Novamente um grupo de estudantes a causar distúrbios. Desta vez eram onze, e fartaram-se de fazer maldades. E a televisão voltou a mostrar imagens chocantes na íntegra. Nem taparam a cara deles nem nada»

Sem comentários: