quinta-feira, junho 05, 2008

Decisão judicial - Touradas só com bolinha

(Por mail: mmdo, mas também li aqui.)

Uma juíza do Tribunal Cível de Lisboa decidiu que a RTP só pode transmitir touradas depois das 22h30 e com bolinha vermelha no canto do ecrã. A Associação Animal bate palmas.

A 44ª corrida de touros RTP já está na história: pela primeira vez, o canal televisivo está obrigado a transmitir a tourada entre as 22h30 e as seis manhã e com um "identificativo visual apropriado" - a bolinha vermelha.

A transmissão em directo às 17h00 do próximo domingo, em Santarém, já está cancelada. Se não acatar a decisão, a RTP terá de pagar 15 mil euros de multa.

A decisão é da 12ª Vara Cível de Lisboa, que respondeu afirmativamente a uma providência cautelar interposta pela Associação Animal.

A juíza Maria João Matos considera provado que as crianças que assistam a touradas "sem qualquer restrição" podem vir a aceitar a violência sobre animais como algo natural. "Trata-se de um programa susceptível de influir de modo negativo na personalidade das crianças e adolescentes", diz a sentença.

O Expresso contactou José Fragoso, director de programas da RTP, e Ana Gaivotas, do gabinete de comunicação, mas nenhum esteve disponível para comentar a decisão do tribunal.

(imagens chocantes)
Quando os canais televisivos transmitirem uma manisfestação anti-tourada, porque não colocam a bolinha encarnada no canto superior, avisando que aquele programa tens imagens chocantes.

Eu há já alguns anos, na praça de touros de Aldeia da Ponte!!!
...
Futebol é de Inverno, toiros é no Verão.

2 comentários:

QC disse...

Ora, uma Tourada é sempre uma coisa: didáctica para as crianças e para os adultos também. Nem que seja para lembrar ao pessoal humano que esta coisa do mundo que nós temos hoje é uma coisa muito cómoda e confortável. Está tudo, ainda que falemos de caos e etc, devidamente organizado. Não corremos riscos de nos depararmo-nos com um touro quando saímos de casa, um lobo, um lince etc... como os avós dos nossos avós e os antepassados de todos eles.
Mas que agora, quando saímos de casa, as coisas passam-se como na tourada: (utilizando a moral de um anúncio publicitário, do qual desconheço a autoria, e que definia o espectáculo) “convidam-nos para a festa e apunhalam-nos pelas costas” ( e tinha em grande plano um touro). É! Andamos o tempo todo a dizer às criancinhas que a vida é uma festa, quando elas derem por isso têm mais ferros espetados nas costas que qualquer touro de tourada traumatizante de se ver num domingo à tarde antes da hora jantarmos todos - os vegetarianos e os senhores da herbalife inclusive - qualquer ex-ser-vivo do planeta.

Anónimo disse...

Ola !!
Magnifique prise de photo !!
et puis bravo mais bon tu es un gars da Raia et surtout d'Aldeia Velha !!! alors...
Amitiés