Portugal mais corrupto.
Portugal está entre os países onde, no último ano, mais aumentou a percepção da corrupção entre funcionários públicos e políticos, e caiu quatro lugares na lista dos Estados menos corruptos, segundo o relatório da organização não governamental Transparency Internacional (TI).
De acordo com o documento anual ontem divulgado, Portugal passou do 28º país menos corrupto (posição agora ocupada pela Espanha) para o 32º, numa lista de 180 países – o que corresponde ainda a uma queda de seis lugares em relação a 2006 (26º).
A TI classifica Portugal como um dos "notáveis exemplos de deterioração do índice de percepções da corrupção", a par da Itália e da França. No entanto, o relatório sublinha que o aumento da percepção do problema em Portugal, o 19º menos corrupto a nível europeu, pode estar relacionado com as investigações que têm vindo a ser desencadeadas e que envolvem destacadas figuras do desporto.
O relatório da TI destaca a "ligação fatal" entre pobreza, instituições falidas e corrupção, tendo em conta que entre os países mais corruptos se encontram a Somália, Iraque e Sudão, entre outros, mas alerta para a necessidade de endurecer o combate à corrupção também em outros Estados: "Até mesmo nos países mais privilegiados, onde as sanções são aplicadas de forma perturbadoramente desiguais, o combate à corrupção precisa de ser endurecido".
O Índice de Percepção de Corrupção, publicado pela primeira vez em 1995, apresenta uma escala que vai de zero (muito corrupto) a dez (livre de corrupção), encontrando-se Portugal nos 6.1, enquanto no ano anterior estava nos 6.5. Já a Dinamarca é, pelo segundo ano consecutivo, o país que aparece no primeiro lugar da lista, ou seja, o menos corrupto.
LISTA DE PAÍSES
DEZ MENOS CORRUPTOS
– Dinamarca
– Nova Zelândia
– Suécia
– Singapura
– Finlândia
– Suíça
– Islândia
– Holanda
– Austrália
– Canadá
DEZ MAIS CORRUPTOS
– Somália
– Myanmar (Antiga Birmânia)
– Iraque
– Haiti
– Afeganistão
– Sudão
– Guiné-Conacri
– Chade
– Guiné Equatorial
– Congo
Ana Luísa Nascimento
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=DE925FBA-D40B-4BFD-8002-30C7BD94CA8A&channelid=00000090-0000-0000-0000-000000000090
Sem comentários:
Enviar um comentário