domingo, setembro 07, 2008

Manter viva a chama imensa

Porto vende atleta completo ao desbarato.
Por Ricardo Araújo Pereira

A venda de Ricardo Quaresma é, há que dizê-lo, a todos os títulos chocante. De uma assentada, o Porto fica sem duas mais-valias: perde o seu melhor futebolista e também um atleta óptimo no braço de ferro. Depois de meses a fazer força com Pinto da Costa, Quaresma conseguiu transferir-se para o Inter. Mas, sejamos justos, o negócio não foi assim tão mau. Pinto da Costa tinha garantido que Quaresma não sairia por menos do valor da cláusula de rescisão, ou seja, 40 milhões. É verdade que Pinto da Costa também tinha garantido em tribunal que nunca tinha estado no camarote VIP do Estádio do Bessa, mas desta vez não se deve ter enganado. Depois de Simão Sabrosa ter ido para o Atlético de Madrid por 20 milhões, Quaresma só podia sair, ainda por cima para um dos clubes mais ricos do mundo, pelo dobro. Segundo os jornais, trata-se de um negócio da China: Quaresma sai por 18,6 milhões de euros mais o passe de Pelé. Confiando que Pinto da Costa estava a dizer a verdade (e eu, pessoalmente, ponho as mãos no fogo por Pinto da Costa), Pelé vale 21,4 milhões de euros, para perfazer os tais 40 milhões. Significa isto que os dirigentes do Inter ofereceram 18,6 milhões em dinheiro e juntaram um jogador que vale mais do que aquele que estavam a comprar. É mais um negócio genial da altamente profissionalizada SAD do Porto.

A generalidade da imprensa, certamente por maldade, adiantou que Pelé vem avaliado em 6 milhões de euros. É ligeiramente menos de 21,4 milhões, mas também faz sentido. Há um ano, o Inter pagou ao Vitória de Guimarães 1,5 milhões de euros pelo jogador. Depois de ter feito 15 jogos no Inter, é muito provável que o valor do seu passe tenha quadruplicado. E é assim que chega às Antas mais um jogador com um currículo invejável: há dois anos não conseguiu ser titular indiscutível no Vitória de Guimarães, na Segunda Divisão, tendo feito 11 jogos. Depois, fez 15 jogos pelo Inter. Mas passou pelo Benfica, que é a única credencial de que um jogador necessita para se impor no Porto. Podemos muito bem estar na presença do novo Basarab Nica Panduru.

VÍTOR BAÍA continua aborrecido com Scolari por não ser convocado pelo ex-seleccionador. E com razão: ao serviço do Chelsea, Scolari volta a deixar Baía fora da convocatória. Neste momento, parece evidente que Scolari se prepara para não convocar Baía até ao fim da sua carreira de treinador. Já é embirração do brasileiro.

Sem comentários: