domingo, dezembro 07, 2008

A chama imensa : Quem és tu, Zé Gato?


Por : Rricardo Araújo Pereira (in Abola para assinantes!)

JOSÉ MOREIRA é dos poucos jovens das escolas que vingaram na equipa principal do Benfica. Aos 19 ou 20 anos, já era titular numa posição em que a titularidade só é aconselhável a jogadores mais maduros. É, quase de certeza, o jogador do actual plantel do Glorioso com mais tempo de Benfica. Talvez isso explique a razão pela qual também é o jogador mais injustiçado de que me lembro. Primeiro, tem o azar de não ser estrangeiro, nem ter vindo para o Benfica a troco de milhões de euros, nem ter sido esperado no aeroporto por fotógrafos. Moreira veio do Salgueiros quando tinha 14 ou 15 anos, e nenhum fotógrafo deseja captar a chegada aos clubes de miúdos que ainda não se sabem assoar. Parece que o muco nasal é pouco fotogénico. Mesmo assim, Moreira foi guarda-redes do Benfica ainda mal saído da adolescência. Reza o mito que mandava acender as luzes da bancada superior do estádio porque gostava de sentir a reacção do estádio sempre que fazia uma defesa difícil. Parece coisa de miúdo, mas não é. É coisa de miúdo benfiquista. E a verdade é que Moreira tinha muito para ver, porque fazia várias defesas difíceis. Em Trondheim, por exemplo, com o Benfica reduzido a 10, Moreira defendeu todos os remates dos noruegueses e até alguns de companheiros de equipa como um artista chamado Cristiano, que na altura se certificava de que todos os adversários conseguiam passar sem problemas pelo lado esquerdo na nossa defesa. Em Alvalade, num daqueles raros jogos em que Geovanni foi para o campo acordado e marcou, Moreira fez do derby um jogo de matraquilhos em que a bola batia sempre no boneco dele e fazia ricochete para fora da área. Até que um dia, no ano em que fomos campeões, o Benfica levou quatro do Belenenses por culpa do Moreira. A culpa foi do Moreira porque, se não fosse ele, em vez de quatro o Benfica tinha levado seis ou oito. No jogo seguinte, Trapattoni resolveu substituir o titular da baliza do Benfica. Uma injustiça raramente vista.

O que me tranquiliza é que o terceiro anel, essa entidade omnisciente e infalível, sabe tudo isto. O terceiro anel, que não se entusiasma por aí além com guarda-redes, entusiasma-se com Moreira.

Posto isto, quem é José Moreira? Eis a resposta mais rigorosa possível a esta pergunta: é uma pessoa da minha família. Se eu mandasse, amanhã o Benfica ganhava por 3-0 ao Marítimo e o Moreira defendia 17 penalties. Parece um sonho pueril, mas vendo bem não é assim tão fantasioso. Sobretudo a parte de haver um árbitro com vontade de assinalar 17 penalties contra o Benfica.

1 comentário:

Anónimo disse...

O único "azar" do Moreira é que nunca quis assinar contrato com Veigas nem Jorges Mendes. Se o tivesse feito nem nunca o frangueiro do Quim "punhetas" tinha ido para o Glorioso.
A sorte do Benfica é que a prioridade do Jorge Mendes vai agora para o Rui Patricio, que também tem luvas HO e deverá ser o próximo titular da selecção.